Shantala para bebês

Padrão
Shantala para bebês

A shantala é uma massagem milenar indiana para bebês, foi trazida ao ocidente por Frédérick Leboyer, obstetra francês, que na década de 70 escreveu um livro sobre a técnica apresentando ao mundo ocidental a “arte tradicional” à qual deu o mesmo nome da mãe paraplégica que lhe ensinou as manobras em Calcutá: Shantala.

Os benefícios da aplicação da massagem para bebês também foram comprovados pelos estudos realizados nos anos 1990 no Instituto de Pesquisa do Toque, da Faculdade de Medicina da Universidade de Miami – EUA.

Com um grupo de controle, que não recebeu a massagem, e outro que a recebeu, os cientistas observaram as seguintes características positivas atribuídas à aplicação de massagens em bebês:

  • A regulação das funções fisiológicas digestivas e respiratórias, o que contribui para evitar a manifestação de cólicas, prisão de ventre e dor de barriga, e para favorecer a digestão;
  • Ajuda a criança a ter consciência do próprio corpo e desenvolver melhor as fases motoras; (rolar,sentar,engatinhar e andar)
  • O ganho de peso para o bebê;
  • Auxilia o sono tranquilo;
  • Favorece a troca afetiva entre pais e filhos;
  • Estimula o sorriso e a interação.

Aprenda a transmitir amor ao seu filhote através da shantala, segue o passo-a-passo:

Passo 1: Sente-se no chão com as costas apoiadas na parede e as pernas esticadas. Coloque o bebê ao longo das suas pernas virado pra você. Friccione as mãos com óleo vegetal morno. Cada movimento deve ser repetido no mínimo 3 vezes. Deslize as mãos espalmadas do peito do bebê para as axilas, abrindo-as em direção aos ombros da criança, e retornando pelas laterais do tronco

Passo 2: Com as mãos em X, deslize uma mão do peito para o ombro esquerdo e a outra do peito para o ombro direito.

Passo 3: Envolva o braço do bebê com a mão, formando uma espécie de bracelete, e vá do ombro em direção ao punho.

Passo 4: Abra a mãozinha do bebê com seus polegares, massageando desde a palma até os dedinhos.

Passo 5: Deslize toda a mão pela mãozinha do bebê.

Passo 6: Segure cada dedinho, do polegar ao mindinho, fazendo uma massagem na ponta de cada um.

Passo 7: Com as mãos em concha, escorregue a lateral externa das mãos desde a base das costelas até o quadril. Passo 8: Segure as perninhas para o alto e use o antebraço para deslizar da costela ao quadril do bebê.

Passo 9: Envolva a perna do bebê com a mão, formando um bracelete, e vá desde a virilha até o tornozelo, alternando as mãos.

Passo 10: Com as duas mãos, faça um movimento giratório, de vai-e-vem, desde a virilha até o tornozelo, ficando um pouco mais no tornozelo para estimular a circulação.

Passo 11: Movimente seus polegares do centro do pezinho do bebê aos dedinhos.

Passo 12: Deslize toda a mão pelo pé do bebê.

Passo 13: Segure cada dedo, começando sempre pelo polegar, e massageie a pontinha de cada um deles. Repita os movimentos para os dois pés.

Passo 14: Depois de virar o bebê de costas, deixando-o perpendicular às suas pernas e com a cabeça voltada para o seu lado esquerdo, mantenha as duas mãos espalmadas e faça movimentos de vai-e-vem, descendo da nuca ao bumbum e depois subindo

Passo 15: Mantenha sua mão direita no bumbum do bebê e deslize a mão esquerda, da nuca ao bumbum.

Passo 16: Depois de voltar o bebê para a posição inicial, junte os dedos no centro da testa do bebê e faça um semicírculo, contornando cada olho. Volte para o centro da testa e faça outro semicírculo, indo em direção às maçãs do rosto. Por fim, faça semicírculos, indo até o queixo.

Passo 17: Com os polegares, suba desde a base do nariz até o centro da testa e volte, fazendo um movimento de vai-e-vem.

Passo 18: Segure as mãos do bebê, abra seus bracinhos e depois feche, cruzando-os e alternando o braço que fica por cima. O exercício ajuda a aliviar tensões nas costas e melhora a respiração.

Passo 19: Cruze as perninhas do bebê em posição de lótus, com o pé sobre o joelho oposto e o outro joelho sobre o outro pé, e leve-as em direção à barriga. Alterne as perninhas.

Passo 20: O banho de imersão, em água morna, com apenas o rostinho e os ouvidos do bebê de fora, elimina as tensões que ainda possam existir no corpo dele e retira o excesso de óleo.

Patrícia Magalhães é massoterapeuta e terapeuta holística e sócia do Felicittá Gourmet especializado em alimentos saudáveis.

Anúncios

Sobre Radhazen

Educador, historiador e fotógrafo, me envolvi com o tema da paternidade e da primeira infância quando experienciei o preparo e a emoção do parto natural humanizado em 2012. Desde então, não deixei mais o tema, me propus a ler e participar das rodas de discussão mantendo-me informado sobre as mais novas descobertas desse lindo e mágico universo que não é só feminino, hoje, com a maior participação do progenitor masculino, também do pai. Por isso resolvi criar esse espaço de divulgação e compartilhamento de ideias para papais de primeira e outras viagens. Como bem sabemos, não existem muitos espaços destinados exclusivamente a nós homens, papais que muitas vezes nos mantemos distanciados de nossas companheiras e mesmo de nossos filhos por falta de informação e sensibilização para a fase mais importantes dos pequenos... que é a primeira idade, ou seja, os anos iniciais de formação física, emocional e espiritual de nossas filhas e filhos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s